Armco-Staco

español

27/02/2015



Se por um lado existem empresas em que a contratação de parente não é bem aceita, em outras, a presença dos familiares pode fazer a diferença na hora de manter um talento. É o caso, da Armco Staco, organização do ramo metalúrgico que há quinze anos investe no projeto social Nossos Filhos.

 

A iniciativa tem o objetivo de ajudar os folhos dos colaboradores no início de suas carreiras. Segundo a Gerente de recursos Humanos, Luciana Bastos, uma das remissas da gestão de pessoas na empresa é estar próximo às necessidades dos funcionários.

 

Percebendo que a inclusão dos adolescentes no mercado de trabalho era a principal preocupação de seus 650 colaboradores, a Armco Staco optou por criar um projeto que alcançasse essa realidade. Assim surgiu o Nossos Filhos. "Fazemos um convite nominal e enviamos aos filhos desses profissionais, juntamente com uma ficha de inscrição. Eles preenchem e nós elaboramos um currículo para cada um. Ou seja, nós ensinamos a pescar, mas também damos uma ‘ajudinha’ na pescaria", destacou Luciana Basto.

 

Além de apoiar na elaboração do perfil profissional, a empresa ministra palestras sobre como se portar no mercado de trabalho, oportunidades que estão em alta e ainda orienta sobre formações de ensino técnico e acadêmico. Os dados dos participantes são salvos no banco de talentos da organização, bem como uma carta de recomendação. O projeto também permite que os participantes conheçam as diversas áreas da Armco Staco.

 

Alto impacto social

 

O projeto, que também foi estendido há oito anos para a comunidade em que a empresa está inserida, tem rendido resultados positivos para a Armco Staco. Segundo Luciana, muitos adolescentes foram contratados como aprendizes e, posteriormente, efetivados. "Existem alguns funcionários que a família inteira trabalha aqui. Nós não temos restrição de empregar familiares, apenas não podem ser um subordinado ao outro no mesmo setor. O que nós queremos é realmente ajudar o trabalhador. Nosso objetivo é contribuir para a qualidade de vida dos nossos colaboradores, porque se eles estão bem em casa também estarão bem na empresa".

 

A iniciativa da Armco Staco demonstra que não é preciso ter grandes investimentos para realizar ações sociais. De acordo com Luciana, o Nossos Filhos começou sem nenhuma verba, por isso ela e os próprios colaboradores da área de RH ministravam as palestras.

 

"Os jovens passeiam pelas fábricas acompanhados dos técnicos do trabalho, conhecem o processo produtivo e a administração. Cada gestor explica o que sua área faz e fala sobre sua equipe. Assim, eles têm ideia do que nós fazemos e, caso se identifiquem com alguma atividade, podem ser contratados em uma eventual oportunidade".

 

Com o passar dos anos, a empresa teve condições de investir no projeto e, hoje, os participantes recebem material personalizado, bem como contam com orientações de consultorias contratadas pela organização.

 

"O Nossos Filhos é um programa de custo baixo e alto impacto para todos os envolvidos: jovens, pais, comunidade e empresa. Através dele, a Armco Staco conseguiu se aproximar de seus colaboradores e da comunidade de forma geral. Ficamos muito satisfeitos em ver que os jovens começaram a seguir pelo caminho que nós orientamos. Muitas vezes, eles não enxergam o todo que nós do RH conseguimos ver.

 

São muitas as opções para os adolescentes e, nem sempre, a do bom caminho é a que está mais próxima. Então, contribuir para que eles tenham uma vida melhor é gratificante", salientou a gerente.

 

Revista Huma / Ano 1 - Edição 04 / Fevereiro 2015

Voltar

Copyright © 2011 Todos os direitos reservados à ARMCO STACO.