Armco-Staco

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10/07/2014



As recentes concessões de rodovias brasileiras à iniciativa privada a expectativa de modernização das vias, que ainda utilizam materiais antigos e sofrem com a falta de dispositivos de segurança testados e certificados. Mas este cenário está começando a mudar com a chegada de novos produtos ao mercado nacional. "Nos últimos três anos, com a resolução da ONY que visa a reduzir em 50% o número de mortes no trânsito, aumentou o debate sobre a segurança nas rodovias brasileiras. Outra ação que vai impulsionar melhorias setor é a revisão da norma ABNT NBR 15486, que incluirá o uso de equipamentos testados e certificados e deve ficar pronta até o final de 2014", afirma Flávio Patané, Gerente de Dispositivos Certificados para Segurança Viária da Armco Staco.

Uma das novidades que a Armco Staco está trazendo para o Brasil é o dispositivo de contenção longitudinal tipo SAFENCE da Blue System, que proporciona proteção aos usuários da via ao conter o veículo durante o impacto, absorver a energia da colisão e, em seguida, redirecionar o veículo com um ângulo de saída seguro, de volta para a pista . "Este sistema é composto por postes e cabos de aço tensionados e sua grande vantagem em relação a outros dispositivos testados e certificados é a rapidez de instalação e manutenção. O SAFENCE da Blue System é ensaiado de acordo com as normas europeia EN-1317, nível N2 e H1,e americana NCHRP 350, níveis TL-3 e TL-4", explica Patané.

A empresa também produz - em suas fábricas no Rio de Janeiro, Guarulhos e Resende - defensas metálicas certificadas pela norma europeia EN-1317, com diversos modelos adequados a cada tipo de rodovia. Na ViaLagos, por exemplo, o material está sendo instalado na divisória de proteção entre as pistas com objetivo de proporcionar mais segurança aos usuários da rodovia. "Até o momento, as defensas já foram instaladas em 20% da rodovia e a previsão é que toda a extensão da estrada, com 57 km, esteja pronta até setembro deste ano . A segregação das pistas vai evitar os acidentes com colisões frontais e transversais", explica Paulo Afonso Junqueira Lopes, sócio da empresa  JL Representações, que representa a Armco Staco perante a ViaLagos. As defensas certificadas são materiais testados por intermédio de "crach test", realizadas com diversos padrões de veículos, em ângulos de impacto maiores dos que ocorrem na prática e velocidades definidas (constantes), cujos resultados são aferidos e atestados por laboratórios independentes e, por isso, com desempenho previamente conhecido.

"Com a divisória de pistas na ViaLagos , as defensas vão ajudar a absorver os eventuais impactos e redirecionarão o veículo de volta para a pista, reduzindo a gravidade dos acidentes para seus ocupantes", conclui Paulo Afonso. Outro aspecto relevante para os usuários da via será a instalação  da proteção para motociclistas em curvas côncavas , afim de evitar que ocorra a transposição de pistas, nas quedas ao nível do asfalto, e o impacto contra os postes das defensas. A ViaLagos também está realizando a manutenção e instalação de defensas laterais das pistas."


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