10/07/2014
As recentes concessões de rodovias
brasileiras à iniciativa privada a expectativa de modernização das vias, que
ainda utilizam materiais antigos e sofrem com a falta de dispositivos de
segurança testados e certificados. Mas este cenário está começando a mudar com a
chegada de novos produtos ao mercado nacional. "Nos últimos três anos, com a
resolução da ONY que visa a reduzir em 50% o número de mortes no trânsito,
aumentou o debate sobre a segurança nas rodovias brasileiras. Outra ação que vai
impulsionar melhorias setor é a revisão da norma ABNT NBR 15486, que incluirá o
uso de equipamentos testados e certificados e deve ficar pronta até o final de
2014", afirma Flávio Patané, Gerente de Dispositivos Certificados para Segurança
Viária da Armco Staco.
Uma das novidades que a Armco Staco está
trazendo para o Brasil é o dispositivo de contenção longitudinal tipo SAFENCE da
Blue System, que proporciona proteção aos usuários da via ao conter o veículo
durante o impacto, absorver a energia da colisão e, em seguida, redirecionar o
veículo com um ângulo de saída seguro, de volta para a pista . "Este sistema é
composto por postes e cabos de aço tensionados e sua grande vantagem em relação
a outros dispositivos testados e certificados é a rapidez de instalação e
manutenção. O SAFENCE da Blue System é ensaiado de acordo com as normas europeia
EN-1317, nível N2 e H1,e americana NCHRP 350, níveis TL-3 e TL-4", explica
Patané.
A empresa também produz - em suas
fábricas no Rio de Janeiro, Guarulhos e Resende - defensas metálicas
certificadas pela norma europeia EN-1317, com diversos modelos adequados a cada
tipo de rodovia. Na ViaLagos, por exemplo, o material está sendo instalado na
divisória de proteção entre as pistas com objetivo de proporcionar mais
segurança aos usuários da rodovia. "Até o momento, as defensas já foram
instaladas em 20% da rodovia e a previsão é que toda a extensão da estrada, com
57 km, esteja pronta até setembro deste ano . A segregação das pistas vai evitar
os acidentes com colisões frontais e transversais", explica Paulo Afonso
Junqueira Lopes, sócio da empresa
JL Representações, que representa a Armco Staco perante a ViaLagos. As
defensas certificadas são materiais testados por intermédio de "crach test",
realizadas com diversos padrões de veículos, em ângulos de impacto maiores dos
que ocorrem na prática e velocidades definidas (constantes), cujos resultados
são aferidos e atestados por laboratórios independentes e, por isso, com
desempenho previamente conhecido.
"Com a divisória de pistas na ViaLagos ,
as defensas vão ajudar a absorver os eventuais impactos e redirecionarão o
veículo de volta para a pista, reduzindo a gravidade dos acidentes para seus
ocupantes", conclui Paulo Afonso. Outro aspecto relevante para os usuários da
via será a instalação da proteção
para motociclistas em curvas côncavas , afim de evitar que ocorra a transposição
de pistas, nas quedas ao nível do asfalto, e o impacto contra os postes das
defensas. A ViaLagos também está realizando a manutenção e instalação de
defensas laterais das pistas."
Grandes Construções.
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